Como está a corrida pela artilharia do futebol brasileiro em 2025

Como está a corrida pela artilharia do futebol brasileiro em 2025

A corrida pelo posto de principal artilheiro do país ganhou nesta semana a liderança do atacante argentino Germán Cano, do Fluminense, que saltou para o topo ao marcar o gol da vitória do Tricolor das Laranjeiras diante do Once Caldas, na Colômbia, na estreida da equipe na Copa Sul-Americana. Com 11 gols, ele divide o posto com outros dois nomes pouco conhecidos: Neto Oliveira, do Confiança-SE, e Ariel, do Genus-RO.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Autor de seis gols no Campeonato Carioca, quatro na Copa do Brasil e um na Sula, o camisa 14 já superou com folga a temporada em baixa que viveu no ano passado. Foram só sete bolas na rede em 42 partidas contra 11 em 16 jogos em 2025.

O atacante Guilherme, do Santos, que ocupava a liderança entre os goleadores do país até o mês passado, estagnou nos dez gols. A última vez que marcou foi na vitória por 3 a 0 do Santos sobre o Noroeste, em 19 de fevereiro, há quase dois meses.

Outro que está próximo é um rival: Vegetti, do Vasco, também com dez gols. O Pirata balançou as redes três vezes nos últimos dois jogos do Cruzmaltino.

PLACAR mostra como está a disputa pela artilharia do país:

1. Germán Cano (Fluminense) – 11 gols

Aos 37 anos, vive novo grande momento com a camisa do Flu. Autor de 40 gols em 2023, ano em que liderou a equipe carioca na inédita conquista da Libertadores, voltou a reencontrar o caminho dos gols. Já balançou as redes 102 vezes em 189 partidas pelo clube.

MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSEMARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE
Cano comemora gol pelo Fluminense em 2024 – Marcelo Gonçalves/FFC

1. Neto Oliveira (Confiança-SE) – 11 gols

Contratado nesta temporada pelo clube sergipano, o atacante de 27 anos marcou oito gols no estadual, dois na Copa do Nordeste e um na Copa do Brasil. Passou por diversos clubes de menor expressão. No último ano, atuou pela Desportiva Aracaju e pelo Manauara.

1. Ariel (Genus-RO) – 11 gols

Experiente, o jogador de 34 anos tem média de um gol por partida na temporada: 11 bolas na rede em 11 jogos. Formado pelo América-SC em 2013, passou por outras dez equipes antes de chegar ao Genus nesta temproada.

4. Guilherme (Santos) – 10 gols

Autor de dez gols nas 12 primeiras partidas disputadas pelo Santos na temporada, conquistou com folga a artilharia do Campeonato Paulista, mas agora vive um momento de seca. Não balançou as redes nos últimos quatro jogos do Peixe.

Guilherme, do Santos, chegou aos dez gols na atual temporada - Raul Baretta/Santos FCGuilherme, do Santos, chegou aos dez gols na atual temporada - Raul Baretta/Santos FC
Guilherme, do Santos, tem dez gols na atual temporada – Raul Baretta/Santos FC

4. Pablo Vegetti (Vasco) – 10 gols

Apesar dos 36 anos, o Pirata começou o ano mandando recado que ainda tem fôlego para mais. Foram seis gols no estadual, um pela Copa do Brasil, um na estreia do Brasileirão e dois na estreia da Libertadores. Tem feito boa dupla com Philippe Coutinho.

O 'pirata' Pablo Vegett tem oito gols em 13 partidas na temporada - Matheus Lima/VascoO 'pirata' Pablo Vegett tem oito gols em 13 partidas na temporada - Matheus Lima/Vasco
O ‘pirata’ Pablo Vegetti tem nove gols na temporada – Matheus Lima/Vasco

6. Luiz Fernando (Athletico-PR) – 9 gols

Autor de cinco gols no Paranaense e quatro na Copa do Brasil, o atacante de 28 chegou nesta temporada ao Furacão depois de três anos no Atlético Goianiense.

6. Allanzinho (Fortaleza) – 9 gols

Autor de nove gols em 18 jogos pelo Ferroviário-CE – quatro pelo Cearense e cinco pela Copa do Nordeste -, o atacante de 24 anos foi contratado pelo Fortaleza. Formado no Santos, tem passagens por Guarani, Tombense, Joinville, São Bernardo e pelo futebol romeno.

6. Moraes (Maringá-PR) – 9 gols

No Maringá desde 2023, o jogador de 24 anos formado pelo Santos marcou oito vezes no estadual, além de um gol na Copa do Brasil. Terminou o Paraense como principal goleador.

6. Nicolas (Paysandu) – 9 gols

O Cavani do Pará já balançou as redes nove vezes nesta temporada. Em sua segunda passagem pelo Papão, a primeira foi entre 2019 e 2021, o experiente jogador de 35 anos foi responsável por 29 gols em 66 jogos.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Fonte: Site Placar

Leia a Folha