Como está a corrida pela artilharia do futebol brasileiro em 2025

A corrida pelo posto de principal artilheiro do país ganhou nesta semana a liderança do atacante argentino Germán Cano, do Fluminense, que saltou para o topo ao marcar o gol da vitória do Tricolor das Laranjeiras diante do Once Caldas, na Colômbia, na estreida da equipe na Copa Sul-Americana. Com 11 gols, ele divide o posto com outros dois nomes pouco conhecidos: Neto Oliveira, do Confiança-SE, e Ariel, do Genus-RO.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Autor de seis gols no Campeonato Carioca, quatro na Copa do Brasil e um na Sula, o camisa 14 já superou com folga a temporada em baixa que viveu no ano passado. Foram só sete bolas na rede em 42 partidas contra 11 em 16 jogos em 2025.
O atacante Guilherme, do Santos, que ocupava a liderança entre os goleadores do país até o mês passado, estagnou nos dez gols. A última vez que marcou foi na vitória por 3 a 0 do Santos sobre o Noroeste, em 19 de fevereiro, há quase dois meses.
Outro que está próximo é um rival: Vegetti, do Vasco, também com dez gols. O Pirata balançou as redes três vezes nos últimos dois jogos do Cruzmaltino.
PLACAR mostra como está a disputa pela artilharia do país:
1. Germán Cano (Fluminense) – 11 gols
Aos 37 anos, vive novo grande momento com a camisa do Flu. Autor de 40 gols em 2023, ano em que liderou a equipe carioca na inédita conquista da Libertadores, voltou a reencontrar o caminho dos gols. Já balançou as redes 102 vezes em 189 partidas pelo clube.


1. Neto Oliveira (Confiança-SE) – 11 gols
Contratado nesta temporada pelo clube sergipano, o atacante de 27 anos marcou oito gols no estadual, dois na Copa do Nordeste e um na Copa do Brasil. Passou por diversos clubes de menor expressão. No último ano, atuou pela Desportiva Aracaju e pelo Manauara.
1. Ariel (Genus-RO) – 11 gols
Experiente, o jogador de 34 anos tem média de um gol por partida na temporada: 11 bolas na rede em 11 jogos. Formado pelo América-SC em 2013, passou por outras dez equipes antes de chegar ao Genus nesta temproada.
4. Guilherme (Santos) – 10 gols
Autor de dez gols nas 12 primeiras partidas disputadas pelo Santos na temporada, conquistou com folga a artilharia do Campeonato Paulista, mas agora vive um momento de seca. Não balançou as redes nos últimos quatro jogos do Peixe.


4. Pablo Vegetti (Vasco) – 10 gols
Apesar dos 36 anos, o Pirata começou o ano mandando recado que ainda tem fôlego para mais. Foram seis gols no estadual, um pela Copa do Brasil, um na estreia do Brasileirão e dois na estreia da Libertadores. Tem feito boa dupla com Philippe Coutinho.


6. Luiz Fernando (Athletico-PR) – 9 gols
Autor de cinco gols no Paranaense e quatro na Copa do Brasil, o atacante de 28 chegou nesta temporada ao Furacão depois de três anos no Atlético Goianiense.
6. Allanzinho (Fortaleza) – 9 gols
Autor de nove gols em 18 jogos pelo Ferroviário-CE – quatro pelo Cearense e cinco pela Copa do Nordeste -, o atacante de 24 anos foi contratado pelo Fortaleza. Formado no Santos, tem passagens por Guarani, Tombense, Joinville, São Bernardo e pelo futebol romeno.
6. Moraes (Maringá-PR) – 9 gols
No Maringá desde 2023, o jogador de 24 anos formado pelo Santos marcou oito vezes no estadual, além de um gol na Copa do Brasil. Terminou o Paraense como principal goleador.
6. Nicolas (Paysandu) – 9 gols
O Cavani do Pará já balançou as redes nove vezes nesta temporada. Em sua segunda passagem pelo Papão, a primeira foi entre 2019 e 2021, o experiente jogador de 35 anos foi responsável por 29 gols em 66 jogos.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.