Brasil cria 232 mil vagas de empregos com carteira assinada em agosto

Brasil cria 232 mil vagas de empregos com carteira assinada em agosto

No Brasil, 232.513 postos de trabalho formais foram abertos em agosto. O número é maior que o do mês anterior, quando foram 188.021 vagas de trabalho com carteira assinada. E, quando se analisa o acumulado do ano, o saldo é de mais de 1,7 milhão de vagas.

Isso dá mais do que todo o ano passado, quando foram quase 1,5 milhão. E, na análise dos últimos 12 meses – entre setembro do ano passado e agosto deste ano, 19,1% a mais. Os dados são do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado nesta sexta-feira (27).

O saldo positivo, segundo o ministro interino do Ministério do Trabalho, Chico Macena, se deve à recuperação dos setores econômicos. Entre eles, o de serviços e o da indústria.

O crescimento é puxado por São Paulo, mas o Rio Grande do Sul apresentou recuperação em agosto, reflexo da retomada pós chuvas de maio. 131 mil admitidos mês passado. É o que destaca o ministro interino.

A subsecretária de Estatísticas e Estudos do Ministério do Trabalho, Paula Montagner, ressalta o comportamento de estados da região Norte e Nordeste no Caged de agosto. Mesmo com saldo menor, o percentual foi positivo.

O salário médio de admissão ficou em R$ 2.156,86. Redução de R$ 7,54 em relação a julho. A média salarial das novas contratações fica entre um salário e um salário mínimo e meio. A maioria dos contratados é de mulheres, jovens entre 18 a 24 anos e, quando se olha o grau de instrução, 154 mil têm ensino médio completo. No recorte por raça, a maior parte é parda.


Fonte: AGÊNCIA EBC

Leia a Folha