REUNIÃO DEBATE PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE VALPARAÍSO

REUNIÃO DEBATE PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE VALPARAÍSO

Os participantes enxergam essa iniciativa como um passo decisivo para fortalecer a gestão democrática da cultura da cidade.

Representantes do Conselho Municipal de Cultura, do Fórum de Cultura, da União Cultural Pelas Políticas Públicas de Valparaíso (UCP) e do Poder Legislativo se reuniram na última terça-feira, 19 de março, para debater uma minuta de lei que visa atualizar a estrutura do Conselho, tornando-o mais representativo e alinhado às necessidades atuais do setor cultural.

A proposta central da reunião foi a reformulação da Lei nº 1.098/2015 que, embora tenha sido um avanço na época, não contempla a diversidade e a amplitude do cenário cultural da cidade, que está em constante expansão. 

EXPANSÃO DAS CADEIRAS E MAIOR INCLUSÃO CULTURAL

Atualmente, o Conselho Municipal de Cultura (CMC) conta com 11 membros, sendo seis representantes do poder público e cinco da sociedade civil. “A nova proposta busca ampliar essa composição e à título de reparação, adicionar cadeiras para representantes de segmentos que há muito já deveriam compor o Conselho Municipal de Cultura, garantindo maior diversidade e inclusão dos segmentos culturais que vêm crescendo e ganhando relevância no município”, disse o atual Presidente do CMC Everson Shark.

Dentre as principais mudanças sugeridas está a criação de cadeiras específicas para segmentos que antes não eram contemplados, como Hip-Hop, Literatura, Artes Visuais e Quadrilhas Juninas. A nova configuração proposta para os representantes da sociedade civil inclui os seguintes segmentos:

1. Artesanato

2. Dança

3. Hip-Hop

4. Música / Audiovisual

5. Circo / Teatro

6. Literatura / Artes Visuais

7. Cultura afro-brasileira / Povos Tradicionais

8. Pontos de Cultura e entidades que executam política culturais

9. Quadrilhas Juninas / Culturas Regionais

CONSTRUÇÃO COLETIVA E PARTICIPAÇÃO POPULAR

O encontro foi marcado por um intenso debate sobre as oportunidades de avanço com a reformulação da lei. O próximo passo será a realização de uma audiência pública para apresentar a minuta da nova lei à sociedade e colher contribuições antes da votação. 

Esse processo garante que a construção da nova legislação seja coletiva e democrática, atendendo às reais demandas dos fazedores de cultura da cidade. A mobilização para a reformulação da Lei do Conselho Municipal de Cultura representa um avanço na valorização da cultura local.

A ampliação do conselho e a inclusão de novos segmentos reforçam o compromisso com a diversidade e a valorização da cultura. Com o apoio de um legislativo às  demandas culturais e a participação ativa da sociedade civil, a expectativa é que essa atualização garanta mais representatividade e um maior fortalecimento das políticas culturais no município.

SECOM-PMVG

Fonte: Prefeitura de VALPARAÍSO DE GOIAS-GO

Leia a Folha