Maior entrada ao crédito faz intenção de consumo das famílias prosseguir

A melhoria do entrada ao crédito e as quedas consecutivas da Selic, a taxa básica de juros da economia, estão impulsionando o consumo das famílias, principalmente daquelas com renda mensal até dez salários mínimos e também entre as mulheres.
O progresso da Intenção de Consumo das Famílias em maio ficou em 1,3%, o segundo resultado positivo seguido. O indicador foi divulgado nesta terça-feira (21) pela CNC, a Confederação Pátrio do Negócio de Bens, Serviços e Turismo.
O economista-chefe da entidade, Felipe Tavares, explica que, com a taxa média de juros em queda desde outubro de 2023, os consumidores têm mais crédito para ir às compras, inclusive de bens duráveis, uma vez que veículos e máquinas de lavar roupa.
“Com a melhoria do mercado de trabalho, com a melhoria da renda das famílias, a subtracção dos juros, as famílias começaram a entender que agora é o momento para compra de bens. Com o ticket mais ressaltado, uma vez que bens duráveis é o momento propício. Esse propagação na confrontação anual foi na lar de 18%”.
Em confrontação a maio de 2023, a subida da Intenção de Consumo das Famílias deu um salto de 6,4%.