Mais de 600 mil crianças aguardam em filas para creches no Brasil

Mais de 600 mil crianças aguardam em filas para creches no Brasil

Mais de 600 mil crianças aguardam na fila de espera para uma vaga em creches em todo o país. O dado faz parte do “Levantamento Nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil: acesso e disponibilidade de vagas”.

A pesquisa buscou reunir informações quanto ao acesso da população à educação infantil, a fim de subsidiar a criação de um plano de ação que garanta o direito a creche e pré-escola aos pequenos brasileiros.

Todos os municípios do país e o Distrito Federal responderam ao questionário, e os resultados parciais foram apresentados na terça-feira.

Mais de 2,4 mil das 5.569 cidades, ou seja, 44%, têm fila de espera em instituição de educação e cuidado para os pequenos de zero a 4 anos. Do total, 88% alegam falta de vagas.

Sobre a pré-escola, há 78 mil registros de crianças que não frequentam essa fase de ensino; metade também por falta de vagas.

O convívio na creche possibilita e favorece o desenvolvimento de habilidades como a inteligência social e o poder de negociação das crianças, como avalia a membro da Aliança pela Infância, Ana Rosa Costa Picanço Moreira.

“Se ela só tiver convívio familiar, ela vai ter relações interpessoais limitadas. Na creche, ela tem a possibilidade de interagir com crianças de diferentes realidades, possibilidade de ampliar o repertório de experiências e trocas. Ao frequentar a creche a gente pode começar um trabalho que favorece o desenvolvimento como um todo”.

Ana Rosa Costa Picanço Moreira esclarece que, mais do que um local para cuidar, a creche precisa ter um campo amplo de atividades que estimulem a criatividade e o bom convívio entre as crianças.

“A proposta da creche precisa contemplar uma rotina de atividades que contemple as interações das crianças com outras, com a natureza, com objetos, com brinquedos e também brincadeiras de faz de conta, brincadeira tradicional”.

Segundo o Ministério da Educação e Cultura, desde o início do atual governo, foram investidos mais de R$ 1 bilhão na educação infantil, em programas como Escola em Tempo Integral, e entregues 378 novas creches.

O levantamento que traçou o panorama da educação infantil é um trabalho do Gabinete de Articulação pela Efetividade da Política da Educação no Brasil, que reúne representantes do setor público – entre eles o MEC – e a sociedade civil.

Fonte: AGÊNCIA EBC

Leia a Folha