Ministério da Saúde amplia estrutura de atendimento no RS

Ministério da Saúde amplia estrutura de atendimento no RS

Novos voluntários da Força Vernáculo do Sistema Único de Saúde chegam nesta segunda-feira (20) ao Rio Grande do Sul, para substanciar o suporte emergencial à população atingida pelas enchentes.

O trabalho da Força Vernáculo começou em 5 de maio, com 100 profissionais, e agora o número chegará a 202. As equipes volantes, com médicos e enfermeiros, vão atuar, simultaneamente, em 10 municípios prioritários.

O Ministério da Saúde anunciou que também haverá ampliação do atendimento feito nos Hospitais de Campanha. A cidade de Novo Hamburgo vai receber uma dessas unidades, com seis médicos, três enfermeiros e técnicos de enfermagem. É o quarto hospital, funcionando 24 horas, para atender a situação de emergência no estado. Os outros três estão em Porto Jubiloso, Canoas e São Leopoldo.

Oriente último, distante 40 quilômetros da capital, e em uma das áreas mais atingidas pelas enchentes, começou a funcionar no termo de semana.

Segundo Rafael Pessoa, coordenador da Força Vernáculo do SUS, estão sendo feitos atendimentos de baixa e média complexidades.

Ainda em São Leopoldo, as pessoas podem pegar, gratuitamente, medicamentos na farmácia traste, que funciona das 8h às 16h. A estrutura foi montada pela prefeitura, com ajuda do Ministério da Saúde.

Fonte: AGÊNCIA EBC

Leia a Folha