No RJ, vacinação contra influenza deve atingir 3 milhões de pessoas

No RJ, vacinação contra influenza deve atingir 3 milhões de pessoas

A campanha nacional de vacinação contra a gripe ganhou um reforço neste sábado com o Dia D de vacinação. 

No Rio de Janeiro, os 92 municípios estarão com os postos de saúde e pontos extras para a vacinação abertos até 17h. Na capital fluminense, c são mais de 500 mil doses da vacina contra a influenza, disponíveis em 240 salas nos centros municipais de saúde, clínicas da família, além de diversos pontos extras em praças, associações de moradores, igrejas, shoppings e escolas.

Otimista com a receptividade da população carioca ao dia D, o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, enfatiza a importância da vacina. “Cada dose de vacina que a gente faz é menos uma pessoa que vai internar para morrer de gripe”, afirma. 

A professora Mônica de Souza Sarmento aproveitou a oportunidade para se vacinar nesse Dia D contra a gripe: “Eu me vacinei e aproveitei para levar meus dois filhos de 7 anos e 4 anos. Uma oportunidade, né? No sábado de manhã, normalmente um dia que a gente está em casa, mas é importante parar para fazer isso”.

O caseiro Gilberto da Silveira trabalha em sítios no município de Guapimirim. Ele sabe da importância de se imunizar e vai tentar fazer isso ainda neste sábado.

No município do Rio, todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem tomar a vacina da gripe. As únicas exceções, por precaução, são pessoas com histórico de alergia grave em dose anterior do imunizante.

Para se imunizar, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A dose é anual: quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano.

Desde o dia 7 de abril, quando começou a campanha nacional de vacinação contra a influenza, mais de 700 mil pessoas já se imunizaram contra a gripe no Rio e a meta, até o final da campanha, é proteger cerca de 3 milhões de cariocas.


Fonte: AGÊNCIA EBC

Leia a Folha