Prazo de inscrição para Prêmio Escolas Sustentáveis foi prorrogado

Foram prorrogadas até 30 de junho as inscrições para a segunda edição do ‘Prêmio Escolas Sustentáveis’. Criado pela Fundação Santillana e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, o prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar escolas pública e privadas, do Brasil, México e Colômbia, comprometidas com a sustentabilidade. Ou seja, com o uso consciente de recursos naturais, em prol do meio ambiente.
Em 2023, mais de 1.100 projetos concorreram ao prêmio.
O vencedor da etapa nacional foi “Água e Solo. Tamo Junto”, idealizado por alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Irmã Flórida Mestag, na Zona Rural de Jundiaí, São Paulo.
A diretora da escola vencedora, Tânia Vilela, comemora a conquista que, segundo ela, tornou-se um projeto de toda a comunidade local. A ação envolveu a revitalização de uma área degrada de lagoas e a construção de um parque.
O diretor global de Comunicação e Sustentabilidade da Fundação Santillana, Luciano Monteiro, afirma que o prêmio é um convite para que a comunidade escolar atue em conjunto, beneficiando toda a sociedade.
Para participar, os projetos precisam apresentar resultados verificáveis. Devem envolver ações como conscientização para a preservação do meio ambiente, inclusão social, educação para a cidadania e defesa dos direitos humanos.