RS vai receber mais 105 mil doses de vacinas nesta segunda

RS vai receber mais 105 mil doses de vacinas nesta segunda

Mais 105 mil doses emergenciais de vacinas devem chegar, nesta segunda-feira (13), ao Rio Grande do Sul. Esse lote vai reforçar as 926 mil já previstas para o Estado.

A ideia do Ministério da Saúde é ampliar o acesso e garantir assistência à população afetada pelas enchentes dos últimos dias.

No último dia 5 de maio, por meio do Programa Nacional de Imunizações, foram enviadas para o Rio Grande do Sul 200 mil doses das vacinas contra tétano, difteria, hepatites A e B, coqueluche, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola, raiva e picadas de animais.

O diretor do PNI, Eder Gatti, disse que o governo federal está disponibilizando recursos e promovendo a reposição dos estoques perdidos com as enchentes, não apenas de vacinas, mas também da rede de frio para seu armazenamento, no caso, caixas térmicas e bobinas de resfriamento.  

Segundo o Ministério da Saúde, o estado não registra desabastecimento de imunizantes e a Secretaria Estadual de Saúde está distribuindo as vacinas para as unidades de saúde que não foram afetadas pelas chuvas, pontos de atendimento emergenciais e abrigos.

Com a chegada do frio no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe, a covid-19, o tétano e a hepatite. Doenças comuns nessa situação que o estado enfrenta.

O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, ressalta que a pasta tem monitorado a situação epidemiológica, principalmente a ocorrência de diarreias, leptospirose, hepatite A, gripe e doenças respiratórias.

Fonte: AGÊNCIA EBC

Leia a Folha