Série A chega a 10 técnicos estrangeiros

Série A chega a 10 técnicos estrangeiros

O Vasco da Gama anunciou nesta terça-feira, 21, a contratação do técnico português Álvaro Pacheco, que estava no Vitória de Guimarães. Com isso, a Série A do Brasileirão chegou a dez treinadores estrangeiros (seis lusitanos e quatro argentinos), metade do totalidade.

Pacheco assinou contrato até o termo de 2024, com possibilidade de renovação por mais um ano. Com ele chegaram os auxiliares Pedro Valdemar e José Teixeira, o preparador físico Leandro Mendes e o fisiologista Ricardo Ferreira.

Especial: a explosão no número de estrangeiros do Brasileirão

Álvaro Pacheco, de 52 anos, iniciou sua curso em 2009, porquê treinador das categorias de base do Penafiel, onde recebeu também sua primeira oportunidade porquê profissional. Passou ainda por Fafe, Vizela e Estoril até chegar ao Vitória de Guimarães, onde se destacou. Ele substitui no Vasco outro estrangeiro, o prateado Ramón Díaz.

Apesar de já estar no Rio Janeiro, Pacheco não comandará o Vasco na partida desta terça, contra o Fortaleza, pela terceira período da Despensa do Brasil. O interino Rafael Paiva será o comandante em São Januário.

Com a chegada de Pacheco, o Brasileirão passou a ter 10 treinadores estrangeiros. Os clubes com técnicos brasileiros são Grêmio (Renato Gaúcho), Flamengo (Tite), Fluminense (Fernando Diniz), Bahia (Rogério Ceni), Cruzeiro (Fernando Seabra), Athletico-PR (Cuca), Juventude (Roger Machado), Criciúma (Claudio Tencati), Atlético-GO (Jair Ventura) e Vitória (Thiago Carpini).

Técnicos estrangeiros da Série A do Brasileirão

Portugal
Abel Ferreira (Palmeiras)
António Oliveira (Corinthians)
Artur Jorge (Botafogo)
Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino)
Petit (Cuiabá)
Álvaro Pacheco (Vasco)

Argentina
Gabriel Milito (Atlético-MG)
Eduardo Coudet (Inter)
Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza)
Luís Zubeldía (São Paulo)

Para fazer secção da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Fonte: Site Placar

Leia a Folha