SP: pacientes de hospital do SUS podem avaliar internação por e-mail

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo agora podem avaliar a experiência de internação por meio de mensagens enviadas por e-mail e WhatsApp. A novidade começou a valer para pacientes do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, no litoral paulista.
Depois de receber alta, o paciente cadastrado recebe uma mensagem via WhatsApp ou e-mail, contendo informações como nome completo, data de alta e nome da unidade em que foi atendido. Confirmadas as informações, ele poderá avaliar o atendimento recebido, dar uma nota de 0 a 10 e relatar eventuais cobranças indevidas.
A iniciativa é da Secretaria de Saúde paulista, que busca avaliar a qualidade do atendimento oferecido durante o período de internação, para propor melhorias no serviço da rede pública estadual.
Caso o paciente atribua nota inferior a 6, será automaticamente direcionado ao site da Ouvidoria da Secretaria de Saúde para registrar uma manifestação formal. Além disso, os hospitais também vão disponibilizar cartazes com QR Codes, permitindo a avaliação espontânea do serviço. Todos os dados são tratados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e têm o sigilo garantido.
O novo canal será implantado gradualmente em todas as unidades estaduais de saúde nos próximos meses, abrangendo todos os tipos de atendimento.